CISAM Meio Oeste lança projeto Saúde & Meio Ambiente com foco no Saneamento Básico

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAM Meio Oeste lançou, na sexta-feira(12), o projeto Saúde & meio ambiente. Trata-se de uma iniciativa que busca aproximar o CISAM Meio Oeste da comunidade local com foco no desenvolvimento do saneamento básico e dos indicadores de saúde pública.

O projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Capinzal e com as direções dos estabelecimentos de ensino da rede estadual de Capinzal e Ouro tem como público alvo estudantes do 7º ano do ensino fundamental, da disciplina de Ciências, no eixo temático “Saúde e Meio Ambiente”. Após trabalhar os conteúdos relativos aos indicadores de saúde pública e saneamento básico os alunos participarão de visita ao CISAM Meio Oeste, onde participarão de palestra sobre tais temas, concluindo com visita ao laboratório de referência regional da qualidade da água e tratamento de efluentes.

A iniciativa ainda possibilitará aos educandos participar de ensaios laboratoriais de controle da qualidade da água envolvendo parâmetros como pH, turbidez, cloro, fluoreto, coliformes totais e Escherichia coli avaliando o resultado dos ensaios, discutindo os efeitos e sua implicação na vida cotidiana enquanto indicadores de saneamento básico e de saúde pública.

A abertura do projeto ocorreu com a presença dos professores da disciplina de Ciências e de diretores de escolas. O projeto será desenvolvido de conformidade com o planejamento do ano letivo de cada rede envolvida, sendo que o calendário de visitas ao CISAM MO ocorrerá no segundo semestre após os estabelecimentos de ensino terem concluída a aplicação dos conteúdos.