CISAM Meio Oeste participou do XVI Fórum do Comitê Peixe com tema a universalização do saneamento básico

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAM Meio Oeste participou do XVI Fórum do Comitê Peixe, realizado na tarde desta terça-feira (05), na cidade de Piratuba. O evento abordou o tema da universalização do saneamento básico, um dos grandes desafios enfrentados no Brasil e em diversas regiões do mundo, especialmente em áreas rurais e menos favorecidas.


O fórum contou com a participação de especialistas no setor de saneamento e infraestrutura. A primeira palestra foi ministrada pelo Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Adir Faccio, que abordou as dificuldades enfrentadas para a universalização do saneamento básico sob a perspectiva das agências reguladoras, em especial, os entraves e soluções possíveis para ampliar o acesso ao saneamento no Estado.


Em seguida, o Procurador e Consultor da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), Haneron Victor Marcos, doutor em Gestão Pública e Governabilidade, abordou o tema da regionalização e os impactos das novas políticas públicas voltadas ao saneamento em Santa Catarina e as soluções inovadoras para superar o déficit no acesso à água potável e esgoto tratado.


O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Caçador/SC, engenheiro civil Gustavo Kucher Furlin, abordou o Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais de Caçador, reiterando a importância de um planejamento urbano adequado para o manejo sustentável de recursos hídricos e a prevenção de desastres, como enchentes.


Por fim, o Diretor do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto de Capinzal e Ouro (SIMAE), Dionísio Alzir Rosset, foi o mediador de um debate entre os palestrantes, que responderam perguntas dos participantes.


O tema da universalização do saneamento básico é central para o desenvolvimento sustentável, pois envolve o fornecimento de serviços essenciais, como abastecimento de água, tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. De acordo com dados recentes, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios neste setor, com milhões de pessoas sem acesso adequado a esses serviços.


O evento foi promovido pelo Comitê Peixe com o intuito de promover o debate e conscientização sobre a importância de políticas públicas efetivas para atingir as metas de universalização, que são fundamentais para a saúde pública, a preservação ambiental e a promoção da qualidade de vida. A iniciativa também reforça a necessidade de integração entre governos locais, estaduais e federais para garantir o acesso pleno aos serviços de saneamento em todo o país.


O XVI Fórum foi uma iniciativa do Comitê Peixe e da Entidade Executiva UNC e contou com o apoio da Prefeitura de Piratuba, OAB/SC – Subseção de Joaçaba, CINCATARINA, SIMAE Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, SIMAE Capinzal e Ouro, CISAM Meio Oeste e VISAN.